Excelência em operação aduaneira.
(62) 3095-6262 jlcomext@jlcomext.com.br

Importação

Importação

O processo de importação é dividido em três etapas:

  1. Administrativa – trata-se do licenciamento das importações através do cumprimento de procedimentos e exigências dos órgãos anuentes previamente à efetivação da importação;
  2. Fiscal – com a chegada da mercadoria no Brasil, os dados declarados pelo importador são analisados em relação à mercadoria importada, à legislação específica e aos documentos apresentados objetivando o desembaraço aduaneiro. Nesta etapa, são recolhidos os tributos devidos e a mercadoria é considerada importada e liberada para comercialização;
  3. Cambial – através de entidade financeira autorizada pelo Banco Central a operar câmbio, é realizada operação de compra de moeda estrangeira para efetivar o pagamento das importações.

 

Por que importar? 

As empresas brasileiras veem na importação a oportunidade de reduzir custos e aumentar sua margem de lucro, sendo que, em muitos casos, o produto nacional apresenta maior custo e menor qualidade quando comparado ao produto importado.

Além disso, quando não há produção nacional, as empresas melhoram sua visibilidade ao oferecer um produto inovador e aumentam seu portfólio.

 

O que fazemos:

  • Análise dos requisitos e estimativa de custos do projeto;
  • Emissão de Licenciamento de importação (LI);
  • Acompanhamento junto aos órgãos anuentes;
  • Monitoramento e preparação dos documentos da carga (Comercial Invoice, Packing List e dentre outros);
  • Registro de Declaração de Importação (DI);
  • Desembaraço aduaneiro.