Importação

O processo de importação é dividido em três etapas:
- Administrativa – trata-se do licenciamento das importações através do cumprimento de procedimentos e exigências dos órgãos anuentes previamente à efetivação da importação;
- Fiscal – com a chegada da mercadoria no Brasil, os dados declarados pelo importador são analisados em relação à mercadoria importada, à legislação específica e aos documentos apresentados objetivando o desembaraço aduaneiro. Nesta etapa, são recolhidos os tributos devidos e a mercadoria é considerada importada e liberada para comercialização;
- Cambial – através de entidade financeira autorizada pelo Banco Central a operar câmbio, é realizada operação de compra de moeda estrangeira para efetivar o pagamento das importações.
Por que importar?
As empresas brasileiras veem na importação a oportunidade de reduzir custos e aumentar sua margem de lucro, sendo que, em muitos casos, o produto nacional apresenta maior custo e menor qualidade quando comparado ao produto importado.
Além disso, quando não há produção nacional, as empresas melhoram sua visibilidade ao oferecer um produto inovador e aumentam seu portfólio.
O que fazemos:
- Análise dos requisitos e estimativa de custos do projeto;
- Emissão de Licenciamento de importação (LI);
- Acompanhamento junto aos órgãos anuentes;
- Monitoramento e preparação dos documentos da carga (Comercial Invoice, Packing List e dentre outros);
- Registro de Declaração de Importação (DI);
- Desembaraço aduaneiro.