Excelência em operação aduaneira.
(62) 3095-6262 jlcomext@jlcomext.com.br

Serviços

Serviços - importacao

Importação

O processo de importação é dividido em três etapas:

  1. Administrativa – trata-se do licenciamento das importações através do cumprimento de procedimentos e exigências dos órgãos anuentes previamente à efetivação da importação;
  2. Fiscal – com a chegada da mercadoria no Brasil, os dados declarados pelo importador são analisados em relação à mercadoria importada, à legislação específica e aos documentos apresentados objetivando o desembaraço aduaneiro. Nesta etapa, são recolhidos os tributos devidos e a mercadoria é considerada importada e liberada para comercialização;
  1. Cambial – através de entidade financeira autorizada pelo Banco Central a operar câmbio, é realizada operação de compra de moeda estrangeira para efetivar o pagamento das importações.

Por que importar?

As empresas brasileiras veem na importação a oportunidade de reduzir custos e aumentar sua margem de lucro, sendo que, em muitos casos, o produto nacional apresenta maior custo e menor qualidade quando comparado ao produto importado.
Além disso, quando não há produção nacional, as empresas melhoram sua visibilidade ao oferecer um produto inovador e aumentam seu portfólio.

Atuação da JL Comércio Exterior na importação:

  • Análise dos requisitos e estimativa de custos do projeto;
  • Emissão de Licenciamento de importação (LI);
  • Acompanhamento junto aos órgãos anuentes;
  • Monitoramento e preparação dos documentos da carga (Comercial Invoice, Packing List e dentre outros).
  • Registro de Declaração de Importação (DI);
  • Desembaraço aduaneiro.

Exportação

O cenário econômico atual é marcado pelo livre comércio com alta competitividade internacional entre as empresas, por isso a exportação assume um papel eficaz na garantia do futuro das empresas brasileiras.

As vantagens que a exportação pode trazer às empresas brasileiras são:

Serviços - exportacao
  1. Aumento de produtividade: utilização da capacidade instalada ociosa para atender o mercado externo, redução de custos e ganho de competitividade;
  2. Diminuição da carga tributária: os produtos exportados não sofrem incidência de IPI e ICMS, as receitas decorrentes de exportação são isentas de PIS/PASEP e COFINS e isenção de IOF sobre operações de câmbio;
  3. Redução na dependência do mercado interno: com diversificação e foco no mercado externo, as oscilações de demanda do mercado interno têm menos impacto no planejamento empresarial;
  4. Obtenção de recursos financeiros diferenciados: antecipação de receita e juros mais atrativos do que o padrão do mercado;
  5. Fortalecimento da imagem institucional: o título de “empresa exportadora” traz reflexo positivo para negociações com clientes e fornecedores no mercado interno e externo.

Atuação da JL Comércio Exterior na exportação:

  • Análise dos requisitos e estimativa de custos do projeto;
  • Consultoria para formação de preço de exportação;
  • Monitoramento e preparação dos documentos da carga e do contrato de exportação (Carta de Crédito, Proforma Invoice, Letra e Contrato de Câmbio, Comercial Invoice, PackingList e dentre outros).
  • Acompanhamento de processos junto aos órgãos anuentes;
  • Registro de Exportação (RE);
  • Despacho Aduaneiro de Exportação (Solicitação de Despacho – DDE).
Serviços - ex tarifario

Assessoria e consultoria

Logística internacional e nacional

Com fortes parcerias logísticas, incluindo Seguro de Carga, a JL Comércio Exterior oferece a modalidade pacote fechado para gerir o projeto de seus clientes.

Obtenção de financiamento à exportação

Para garantir maior competitividade às empresas brasileiras, o Governo oferece financiamentos aplicáveis à produção e à comercialização dos produtos.

A JL Comércio Exterior está preparada para colaborar com seus clientes oferecendo assessoria para obtenção de crédito e consultoria para análise de viabilidade do projeto.

Fechamento de câmbio

A JL Comércio Exterior auxilia seus clientes nas operações de câmbio e suas respectivas fases: contratação, negociação e liquidação, perante os agentes autorizados.

Nomenclatura e classificação fiscal de mercadorias – NCM

Contando com apoio técnico de engenheiros, a JL Comércio Exterior presta consultoria técnica para especificação e classificação fiscal de mercadorias.

Ex-Tarifário

Com vasta experiência neste regime de isenção tributária, a JL Comércio Exterior assessora no enquadramento de produtos importados, sem similaridade nacional, para usufruir de redução na alíquota do imposto de importação.

RADAR/SISCOMEX – habilitação para importar e exportar

Para realizar quaisquer operações aduaneiras, é necessário o cadastro no Ambiente de Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros e acesso ao SISCOMEX. A JL Comércio Exterior oferece suporte para que as empresas interessadas em importar e exportar consigam essa habilitação.

Drawback

O que é?

É um regime aduaneiro especial que incentiva à exportação promovendo isenção de tributos sobre aquisição de insumos importados e nacionais vinculados a um produto de exportação.

Serviços - drawback

Quais os ganhos em utilizar o Drawback?

  1. Redução de custo e ganho de competitividade através da suspensão dos encargos fiscais: II, IPI, PIS/PASEP, COFINS, AFRMM e ICMS, este somente para insumos importados;
  2. Negociar novas opções de fornecimento de insumos com melhores preços e qualidade.

Quais as formas de utilização do Drawback?

Existem duas formas de utilização do Drawback: Suspensão e Isenção.

Drawback Suspensão

O Governo concede a isenção de tributos antes da aquisição de insumos acontecer, seja no mercado interno ou através de importação.

Válido tanto para empresas exportadoras quanto empresas que fornecem produtos intermediários para empresas exportadoras.

Serviços - drawback

Drawback Isenção

O Governo concede a isenção de tributos para repor o estoque tanto de insumos importados quanto daqueles adquiridos no mercado interno e utilizados em produto já exportado.

Válido tanto para empresas exportadoras quanto empresas que fornecem produtos intermediários para empresas exportadoras.

Fonte: MDIC

Entre em contato com a JL Comércio Exterior e ganhe competitividade no mercado!

Serviços - drawback2

Porto Seco Centro-Oeste (Anápolis-GO)

O terceiro maior Porto Seco do Brasil tem a finalidade de oferecer serviços aduaneiros destinados à armazenagem e movimentação de mercadorias importadas e exportadas.

O Porto Seco oferece:

  • Agilidade no desembaraço aduaneiro com a presença constante de órgãos anuentes;
  • Proximidade à Plataforma Logística Multimodal de Goiás e ao Aeroporto de cargas de Anápolis;
  • Fácil escoamento rodoviário para todo o país pelas rodovias BR 060, BR 153 e BR 414;
  • Possibilidade de escoamento ferroviário pelas ferrovias FCA e FNS.

Utilize essa oportunidade logística, fale conosco e reduza custos!